02 jan Terreno militar na Beira-mar Norte é cedido à Prefeitura de Florianópolis
Em solenidade em gabinete, o Exército cedeu à Prefeitura de Florianópolis o terreno militar na Avenida Beira-mar Norte, na esquina com a Avenida Mauro Ramos. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (30).
Pelo despacho publicado no Diário Oficial da União de quinta (29), o terreno obrigatoriamente precisa ser usado para a construção da praça pública Forte de São Luís.
A cerimônia ocorreu às 11h no quartel da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. A cessão tem validade de 30 anos e pode ser prorrogada em comum acordo entre Exército e prefeitura.
Histórico
A cessão havia sido confirmada em março pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. No terreno, que atualmente está cercado, funcionou o Forte São Luiz da Praia de Fora, demolido no início do século 19. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área. Em 1976, a área foi cercada e seria utilizada pelo Exercito para construção de um prédio.
“A praça que queremos para o terreno irá fazer referências ao Forte São Luiz da Praia de Fora e será mais um ponto de cultura e lazer da cidade”, afirmou em março o prefeito Cesar Souza Junior.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, em janeiro de 2014, a Prefeitura de Florianópolis encaminhou um ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado requisitando a cessão de uso do terreno para declarar a área de utilidade pública.
(G1 Santa Catarina, 30/12/2016)