Alto nível de poluição no rio Papaquara preocupa moradores de Canasvieiras, na Capital

Alto nível de poluição no rio Papaquara preocupa moradores de Canasvieiras, na Capital

Quem passa pelo rio Papaquara, maior afluente do rio Ratones, em Canasvieiras, sente o cheiro de esgoto e vê a água totalmente preta correr no local. Depois de toda a repercussão da poluição do rio do Brás, agora o Papaquara, que também é ligado ao rio da Palha, é preocupação dos moradores do Norte da Ilha. “Quando a gente sai pra caminhar aqui, vê dejetos boiando. É lamentável essa situação, meu avô pegava robalo nesse rio, a água era limpa”, lamenta o morador do bairro Jean Luis Duarte, 25 anos.

Por iniciativa de moradores da região e do movimento SOS Rio do Brás, o superintendente regional da Casan, Lucas Arruda, esteve na tarde desta terça-feira (17) no local para verificar a situação. De acordo com Eduardo Sardá, do SOS Rio do Brás, como a região do rio Papaquara não tem rede de esgoto, todos os dejetos são despejados diretamente no rio.

Para o jornalista Edson Rosa, morador da região, todo esse esgoto vai direto para a reserva de Carijós, sob cuidados do ICMBio. “A questão é muito grave, aqui é uma bacia muito frágil e pequena. O que falta é a Casan ampliar a rede de esgoto para o Norte da Ilha e fiscalizar”, afirma.

O superintendente da Casan diz que, a curto prazo, não haverá rede coletora de esgoto para a região e que devem ser pensadas soluções a curto prazo para amenizar a situação. Segundo Arruda, hoje tudo que é drenado em Canasvieiras chega ao rio Papaquara.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 17/01/2017.