12 dez Santa Catarina espera 8,9 milhões de visitantes na temporada
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, esteve em Florianópolis nesta sexta-feira (9) informando os investimentos do turismo e as ações na divulgação do país e, consequentemente, do Estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Santa Catarina deve receber 8,9 milhões de visitantes, com um aumento de 900 mil turistas em relação à última temporada. Destaque para os argentinos, que devem invadir o Estado com 1,4 milhão de “hermanos”.
“Investimos quase R$ 20 milhões em propagandas em 167 países e outras ações para ter um retorno de R$ 2 bilhões. Precisamos acabar com o preconceito contra o turista, que na visão de muitos só atrapalha a mobilidade urbana e suja a cidade. O turista deixa as contas da cidade no azul e aquece o mercado de trabalho. O Estado teve um aumento de 7% na temporada passada”, avalia o presidente da Embratur.
A previsão do número de argentinos animou Lummertz. Ele pretende fazer um investimento permanente no país vizinho no próximo ano. Em relação à temporada passada, o Estado deve receber um incremento de 25% no número de argentinos, que equivale a mais 300 mil pessoas.
“Já acertei para trazer da Argentina 10 jornalistas por mês para divulgar o nosso Estado no próximo ano. Só precisamos saber o que é produto para os estrangeiros, porque o conceito é diferente do nosso. Investir em festivais, shows, espaços culturais, parques ecológicos e trilhas são alguns dos produtos que precisamos aperfeiçoar”, sentencia.
A secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, acredita que a cidade deve receber 2 milhões de visitantes durante a temporada. Ela ressaltou a necessidade de conscientizar a população para a importância do turismo. “Existe a necessidade de integrar a sociedade para a consciência do turismo. Oferecer uma boa infraestrutura com um bom atendimento faz toda a diferença para atrair mais visitantes e, assim, todos saem ganhando”, completa.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Florianópolis, 09/12/2016.