Espaço Cultural do Jardim Botânico abre exposições

Espaço Cultural do Jardim Botânico abre exposições

Duas novas exposições gratuitas no Espaço Cultural do Parque Jardim Botânico de Florianópolis serão abertas às 18 horas desta quinta-feira (15): uma do Museu do Lixo, com a temática de Natal, e a outra intitulada ‘Flores de Vera Sabino’, da artista plástica de Florianópolis de renome nacional. A visitação pública será sempre de quinta a domingo, das 8 às 19 horas, no período de 16 de dezembro a 29 de janeiro. O Parque Jardim Botânico fica à rodovia Admar Gonzaga, 890, no Itacorubi.

A exposição de curta duração do Museu do Lixo tem caráter educativo e objetiva provocar a reflexão sobre o significado do Natal. Neste sentido, estará ambientada em três espaços, que vão tratar dos temas do consumo, da família e da simbologia natalina pela ótica cristã.

No piso térreo, os visitantes poderão conferir instalação com objetos que comumente são presenteados e logo descartados. No mezanino, foi montada uma mesa preparada para a ceia natalina, por exemplo, com objetos retirados do Museu do Lixo. E, na área externa, poderá ser visto presépio feito de resíduos eletrônicos.

Vera Sabino

A exposição de Vera Sabino, por sua vez, será composta de sete obras com a temática de vasos de flores, as naturezas mortas florais. Sendo que a riqueza de detalhes característica da artista plástica permite descobrir novos elementos e espécies da flora.

Vera Sabino tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. Autodidata, teve o primeiro contato com as tintas aos oito anos de idade. Aos 14, ganhou o 1º lugar no Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. Sua primeira exposição individual foi na Ilha de Santa Catarina, aos 18 anos. É reconhecida nacionalmente, com participação em mais de 60 exposições, sendo duas na França e uma nos Estados Unidos.

A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: “As bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas”. Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex.

A curadoria de ambas as exposições é de Lena Peixer.

(Prefeitura de Florianópolis, 14/12/2016)