18 nov Florianópolis estará presente em Macau no Fórum de Gastronomia Internacional
O Fórum de Gastronomia Internacional será realizado entre 23 e 26 de novembro, em Macau. Florianópolis foi convidada a participar como membro da Rede de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, e será representada pelo chef Narbal de Souza Correa, Andrea Alberti (Abrasel) e Claudio Costa Moreira (SHRBS).
O tema do evento será o “Poder da Gastronomia” e vai contar com palestras dedicadas à “criatividade e gastronomia”, “sustentabilidade da gastronomia” e “desenvolvimento cultural”, e ainda uma mesa-redonda no Instituto de Estudos de Turismo. Além do Fórum de Gastronomia Internacional, os representantes de Florianópolis também participarão do 16º Macau Food Festival.
O evento é organizado e divulgado pelo Macao Government Tourism Office e vai contar com a participação de representantes da China National Comission for UNESCO, de membros representantes das cidades criativas da UNESCO – Gastronomia e da China Cuisine Association, entre outros.
Grupo Gestor
O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).
O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).