22 nov Exército está próximo de ceder terreno para a Praça Forte São Luís
(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Florianópolis, 21/11/2016)
O general César Alves da Rocha, responsável pelo patrimônio do Exército, estará em Florianópolis nesta quarta-feira, 23/11, para conhecer o terreno da esquina da Rua Bocaiúva com as avenidas Beira-Mar Norte e Mauro Ramos. O popular “terreno do Exército” deve ser cedido ao município futuramente, para instalação da Praça Forte São Luís, alusão à fortaleza de São Luís da Praia de Fora, que existiu no local até o século 19.
A vinda do general foi acertada durante audiência do deputado federal Esperidião Amin (PP) e do prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior (PSD), nesta segunda-feira, 21/11, com o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
Amin e Cesar ouviram do comandante que, antes da cessão, será necessário o cumprimento de todas as formalidades legais, inclusive o parecer conclusivo da SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Villas Bôas se comprometeu a auxiliar a prefeitura para que a transferência seja concretizada até dezembro deste ano.
Nota do colunista – A denominação da praça (Forte São Luís) é uma exigência do Exército para ceder o terreno. Aliás, uma condição mais do que justa, como forma de resgatar a história do forte que existiu no lugar. O outro forte da Praia de Fora era o de São Francisco Xavier, onde atualmente é a Praça Esteves Júnior.