Utensílios para a gastronomia catarinense são apresentados a Chefs e ao Grupo Gestor da Cidade Criativa UNESCO

Entrevero-Pinha-page-670.jpg

Utensílios para a gastronomia catarinense são apresentados a Chefs e ao Grupo Gestor da Cidade Criativa UNESCO

A proposta acadêmica de design de utensílios para os 10 pratos de referência da gastronomia catarinense desenvolvida por estudantes e professores através da disciplina “Prática Projetual em Design Industrial 4″, do curso de design da UDESC, foi apresentada aos Chefs e ao Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia na quinta-feira (20/10).

Os chefs e o Grupo Gestor opinaram sobre os projetos e apresentaram opiniões de melhoria dos utensílios na UDESC-CEART, no Laboratório de Inovação Cultural. O projeto final será apresentado no dia 17 de novembro.

O público poderá conferir o resultado deste trabalho no dia 24 de novembro, durante a Semana do Design UDESC 2016/2.

Esta etapa do processo complementa e desenvolve ajustes recomendados por chefs locais para que os utensílios criados colaborativamente na Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato, realizada em julho de 2015, fiquem mais funcionais para o dia a dia das cozinhas. Os pratos da culinária do Interior, Litorânea e Contemporânea de Santa Catarina foram apontados por pesquisa realizada em 2015.

As artes apresentadas são do designer Marcelo Resende, que trabalhou paralelamente com os acadêmicos do projeto.

Confira as propostas:

 

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).