União autoriza estacionamento no aterro da baía Sul até sair o projeto de reurbanização

União autoriza estacionamento no aterro da baía Sul até sair o projeto de reurbanização

A Prefeitura de Florianópolis recebeu autorização para a cessão onerosa do aterro da baía Sul, na área onde ficavam o Camelódromo Centro Sul e o Direto do Campo, por meio da portaria 245 assinada pelo secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues. Agora, o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Vinícius Cofferri, espera a confecção e a assinatura do contrato para realizar a cessão de uso. Inicialmente, o espaço deve abrigar um estacionamento rotativo.

A portaria prevê que o terreno de 30.565,53 metros quadrados será utilizado como estacionamento até a apresentação do projeto de reurbanização da área em substituição ao projeto Passarela Jardim no prazo de cinco anos, que pode ser prorrogado. Até os 30 primeiros meses após a assinatura do contrato, o cessionário deve implantar o estacionamento rotativo. “Vou à SPU nesta quarta-feira para saber detalhes da confecção do contrato. Nosso objetivo é deixar um espaço também para o estacionamento dos ônibus do transporte coletivo e dos táxis. Haverá um local para descanso de motoristas e cobradores com banheiros, por exemplo, como um ponto de apoio”, explicou o secretário.

Na última greve dos motoristas e cobradores, o Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros) alegou que os condutores são obrigados a dar voltas ao redor dos terminais para evitar multas e muitas vezes perdem o intervalo de uma hora previsto por lei, em virtude da falta de um estacionamento. Desde o fechamento do Camelódromo, em abril deste ano, o local é frequentado por moradores de rua e usuários de drogas.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 19/10/2016