08 set Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia é apresentada na Colômbia
O Chef Narbal Correa, parceiro do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia está representando a Associação e o Programa no XVI Congresso Gastronômico de Popayan, entre os dias 8 e 11 de setembro. Assim como Florianópolis, a cidade colombiana também integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.
O intercâmbio entre as cidades é uma das premissas da Rede Mundial da Unesco. Como passou a integrar a Rede em dezembro de 2014, Florianópolis está recebendo convites das outras municipalidades para conhecer o que já é feito em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local, com valorização da cultura e respeito ao meio ambiente.
A secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, embarca dia 12 de setembro para representar o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia durante a reunião anual da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco em Ostersund, Suécia, que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro.
Já entre os dias 19 e 23 de outubro a gastronomia de Florianópolis será representada na Reunião das Cidades da Gastronomia na cidade de Jeonju, na Coréia do Sul, que tem como objetivo o Intercâmbio entre acadêmicos de gastronomia e chefs. Estarão presentes o diretor da FloripAmanhã, Ricardo Domingues e a Prof. Elizabeth Diamantopoulus, da Faculdade Estácio de Sá.
Grupo Gestor
O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).