17 ago SED e BRF firmam convênio para programa de educação alimentar nas escolas
A partir desta semana, 20 escolas da rede pública estadual da Grande Florianópolis começam a receber as primeiras ações do Programa Saber Alimenta, voltado à promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes. Na manhã desta terça-feira (16), representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da empresa BRF S.A. estiveram no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, para a assinatura do termo de cooperação necessário para a iniciativa.
O programa prevê a capacitação de professores das unidades escolares para que estes incorporem à grade curricular ministrada aos alunos informações referentes às boas práticas ligadas à alimentação. Entre elas, como escolher e manusear os alimentos, forma de utilização dos instrumentos de cozinha e processos de cocção.
O conteúdo pedagógico segue a linha de educação alimentar do “Kitchen Garden Project”, desenvolvida pelo chefe de cozinha britânico, Jamie Olivier, nas escolas do Reino Unido, mas com adaptações para a realidade brasileira. A ideia é utilizar os alimentos mais acessíveis no Brasil, em receitas de baixa complexidade, que não necessitam o uso do fogão e nem de instrumentos potencialmente perigosos para os alunos. “Queremos criar oportunidades para que os alunos se tornem protagonistas de hábitos alimentares mais saudáveis e que levem os conhecimentos recebidos também para suas famílias”, destacou a coordenadora de Marketing da BRF, Michelle Peñeiro.
Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a iniciativa vem ao encontro dos objetivos da SED. “Trabalhamos para promover a alimentação saudável e este programa vem complementar o curso de formação em educação alimentar e nutricional já oferecido às escolas da rede. Após a avaliação dos resultados obtidos com o piloto, o programa poderá ser estendido para todas as 1.080 escolas até 2018.”
Em Santa Catarina, cerca de 600 alunos do ensino fundamental (com idade entre 6 e 10 anos) devem participar do programa, que também engloba uma unidade de ensino privada de São Paulo.
Escolas participantes em Santa Catarina:
1 – EEB América Dutra Machado – Florianópolis
2 – EEB Dom Jaime de Barros Câmara – Florianópolis
3 – EEB Gel. José Vieira da Rosa – Florianópolis
4 – EEB Getúlio Vargas – Florianópolis
5 – EEB Jornalista Jairo Callado – Florianópolis
6 – EEB José Boiteux – Florianópolis
7 – EEF Júlio da Costa Neves – Florianópolis
8 – EEB Pero Vaz de Caminha – Florianópolis
9 – EEF Baldicero Filomeno – Florianópolis
10 – IEE* / EDA – Escola de Aplicação – Florianópolis
11 – EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada – São José
12 – EEB Francisco Tolentino – São José
13 – EEB Aldo Câmara da Silva – São José
14 – EEB Prof. Maria do Carmo Lopes – São José
15 – EEB Prof. José Brasilicio – Biguaçu
16 – EEB Prof. Alexandre Sérgio Godinho – Biguaçu
17 – EEB Prof. Benonivio João Martins – Palhoça
18 – EEF Venceslau Bueno – Palhoça
19 – EEB Vicente Silveira – Palhoça
20 – EEB Profa. Zulma Becker – Santo Amaro da Imperatriz
(Agência ALESC , 16/08/2016)