26 ago Polo Náutico em Tijucas deve beneficiar toda a Grande Florianópolis
A cidade de Tijucas vai voltar a viver do mar. E não dependerá da abertura ou não da boca da barra do rio Tijucas, apontada como um dos fatores responsáveis por sufocar esse setor econômico no passado. A chegada do TMC (Tijucas Marine Center), primeiro empreendimento do Polo Nautico, amplia as possibilidades de desenvolvimento, não somente da cidade, mas de toda a Santa Catarina, contribuindo inclusive com a possibilidade de a Grande Florianópolis voltar a atrair desembarques em transatlânticos.
Quem garante é o presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte, Álvaro Ornelas, responsável por orientar o município desde 2013 na construção da alternativa do Polo Náutico. De acordo com ele, a implantação do TCM e a chegada de outros empreendimentos voltados ao mar deve pressionar os governos estadual e federal em favor do projeto da desobstrução da foz do rio Tijucas.
O investimento direto no TMC deve ultrapassar a casa dos R$ 70 milhões e não há nenhuma expectativa de que o empreendimento seja afetado ou atrasado pela crise econômica. Ornelas explica que o segmento da construção e manutenção de embarcações acima de 40 pés não estão sendo afetados pela redução do ritmo da economia. E a expectativa é de que o setor de embarcações de menor porte apresente recuperação nos próximos meses.
Leia na integra em Notícias do Dia Online, 25/08/2016.