09 ago Disputa pela Prefeitura de Florianópolis tem seis candidaturas
A disputa pelo comando da Prefeitura de Florianópolis tem seis candidatos. Apesar das convenções terem encerrado na última sexta-feira, mudanças no cenário não estão descartadas porque legendas optaram por deixar aberta a ata do evento partidário. Uma das últimas definições ficou por conta do PP, PSD e PSB. Com possibilidade de estarem juntos na corrida majoritária, o trio esticou as articulações em busca de construir alianças até o sábado.
Apesar de um acordo entre PP e PSD fechado horas antes da convenção na sexta, ambos acabaram prorrogando para o dia seguinte a oficialização do nome do ex-secretário de Educação Rodolfo Pinto da Luz (PSD) como vice da pepista Angela Amin. Isso porque o PSD condicionou a aliança com o PP na majoritária à coligação também na corrida proporcional. Candidatos a vereador do PP reagiram negativamente, mas a executiva do partido acabou aceitando a condicionante.
Enquanto o acordo não se oficializava, PP e PSD conversavam com o PSB – que tem como candidato o secretário do Estado do Planejamento licenciado, Murilo Flores. Mas, o PSB manteve-se firme sem abrir mão da cabeça de chapa. Também havia proposta de oferecer o nome para vice de Angela Amin.
Ontem, Flores confirmou ao Notícias do Dia o chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Edupércio Pratts, como seu vice. Ainda sem filiação partidária por ser militar, segundo Flores, o desejo é que ele assine ficha no PSB, para disputar a Prefeitura com chapa pura.
Com a maior coligação para a disputa, Gean Loureiro (PMDB) e o vice João Batista (PSDB) ganharam o apoio do décimo quinto partido, na sexta. Sem nome para a corrida majoritária, o PR decidiu integrar o batalhão do peemedebista.
No campo de esquerda, a deputada federal Angela Albino (PCdoB) disputará ao lado do advogado Gabriel Kazapi (PT). Já o professor Elson Pereira (PSOL) encabeçará a chapa aliado ao economista Fabio Botelho (PV). Única chapa pura até agora, os candidatos Maurício Leal e Marcos Vieira são os nomes a concorrer a prefeito e vice, respectivamente, pelo PEN.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 08/08/2016.