Contabilizando para o Cidadão divulga dados das 16 maiores cidades de Santa Catarina

Contabilizando para o Cidadão divulga dados das 16 maiores cidades de Santa Catarina

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) acaba de publicar nesse site os infográficos com os dados das contas das 16 maiores cidades do Estado. A iniciativa integra o programa Contabilizando para o Cidadão, que traduz os números de balanços e prestações de contas dos órgãos públicos para mostrar com clareza onde são aplicados os recursos vindos de impostos e pagos por todos os cidadãos.

Em tempos de combate à corrupção, controle social e eleições municipais, vale dar uma conferida para entender se as promessas dos candidatos são verdadeiras e viáveis de acordo com o orçamento dos municípios.

Cidades publicadas: Criciúma, Joinville, Concórdia, Palhoça, Brusque, Chapecó, Balneário Camboriú, Itajaí, São Bento do Sul, São José, Lages, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Tubarão e Blumenau.

ACESSE AQUI ou confira o resultado de Florianópolis abaixo.

Produzir análises e traduzir para a Sociedade os dados disponíveis sobre a gestão pública são novos desafios que se apresentam ao profissional da Contabilidade no contexto atual de clamor por uma gestão pública eficiente e de combate à corrupção. Nesse sentido, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina CRCSC inicia o projeto Contabilizando para o Cidadão.

Objetivos

  • Elaborar e divulgar informações em linguagem de fácil compreensão sobre a situação da gestão e finanças públicas;
  • Capacitar pessoas no desenvolvimento de habilidades de análise e avaliação das finanças públicas dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

Resultados Esperados

  • Desenvolver capacidade de análise crítica sobre a gestão e finanças públicas;
  • Entender o funcionamento das finanças públicas (arrecadação, orçamento, aplicação dos recursos, limites, regras, LRF);
  • Compreender os termos técnicos utilizados nas publicações sobre finanças públicas (receita, despesa, orçamento, superávit/déficit, PPA/LDO/LOA, resultado primário, RPPS, limites da LRF);
  • Exploração dos dados disponibilizados nos portais de transparência (receitas, despesas, situação fiscal, cumprimento dos limites de gastos da LRF e CF/88);
  • Facilitar o monitoramento das finanças públicas dos entes públicos que tenha interesse;
  • Criar análises e indicadores sobre a situação dos Municípios, Estados e Governo Federal;
  • Criar relatórios em linguagem cidadã sobre Municípios, Estados e Governo Federal.

(CRCSC , 19/08/2016)