Começa a substituição das peças que compõem o vão central da ponte Hercílio Luz

Começa a substituição das peças que compõem o vão central da ponte Hercílio Luz

A obra da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, começou uma nova fase nesta sexta-feira (12). As vigas da estrutura estão sendo substituídas. No total, são 53 transversinas e 424 longarinas – peças que compõem o vão central. “Na prática representa efetivamente a recuperação da ponte já que até o momento todas as obras realizadas foram para sustentá-la para permitir a troca das peças. Agora entramos em um trabalho artesanal, pois os rebites são retirados um a um, a peça antiga de ferro é retirada e substituída por uma de aço”, explica engenheiro fiscal da obra de reabilitação e reforma da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy.

Em um primeiro momento, as vigas transversinas e longarinas serão parafusadas para, depois, receberem os rebites, conservando assim as características originais da ponte. Essas peças formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão pedestres, ciclistas e automóveis. Esse trabalho deve ser concluído em seis meses, dependendo das condições climáticas, informa Wenceslau.

Também foram montadas quatro das seis gruas que vão operar durante todo o trabalho de restauração, transformando o atual cenário da obra. Enquanto as quatro primeiras gruas instaladas no vão central já operarem na troca de peças da ponte, serão montadas as outras duas gruas restantes, estas próximas às cabeceiras.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 12/08/2016.