MIDI Tecnológico celebra 18 anos com projeção de crescimento de 200% em 2016

MIDI Tecnológico celebra 18 anos com projeção de crescimento de 200% em 2016

 

Marco na trajetória da incubadora, que já apoiou 88 empresas nascentes em Santa Catarina, será comemorado em evento que discute parceria entre startups e grandes empresas

Dezoito anos após a sua fundação, em agosto de 1998, a trajetória de fomento ao empreendedorismo e à inovação do MIDI Tecnológico em Santa Catarina será celebrada em encontro que ocorre no dia 4 de agosto, em Florianópolis. Responsável por aperfeiçoar e auxiliar no desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica no estado, a incubadora, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae-SC, tem um bom motivo para comemorar: a projeção de aumentar em 200% o faturamento das empresas incubadas, em 2016.

O resultado é fruto do apoio a 19 empresas incubadas, por meio de mentorias, consultorias, cursos e contatos com redes de investidores e de empreendedores. Gabriel Santos, coordenador geral do MIDI, atribui o sucesso ao rigoroso processo seletivo ao qual as empresas nascentes são submetidas. “Focamos na seleção dos empreendedores. Equipes maduras, competentes e dedicadas têm uma chance muito maior de sucesso do que ideias potencialmente fantásticas mas sem um time adequado para executá-la.. Além de oferecermos acompanhamento de consultores especializados em inovação, em todas as etapas do aperfeiçoamento do negócio”.

Com a missão de alavancar o sucesso de empresas, a incubadora já auxiliou 88 empreendimentos em Santa Catarina. Kamila Bittarello, coordenadora técnica da entidade, explica que, durante o processo de incubação, as empresas passam por diferentes níveis de consolidação e, em cada um deles, o apoio é dado de forma específica. “Primeiro, os empreendimentos melhoram a sua gestão estratégica e operacional.depois, estruturam o seu plano comercial e, por fim, têm acesso facilitado a investimentos e ao mercado”, explica Kamila.

Ponto de encontro

Durante sua trajetória, o MIDI Tecnológico já foi reconhecido três vezes pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo, em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional, em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias, em 2008.

Para comemorar os 18 anos da incubadora, a ACATE promove uma edição especial do Vertical Meeting em agosto. O evento vai ter como tema “Parcerias entre grandes empresas e startups: benefícios e desafios”, com a participação da WEG, empresa catarinense líder mundial em produção de motores elétricos, e sua parceira Innovasens, incubada que atua no desenvolvimento, produção e comercialização de componentes microeletrônicos, sensores e sistemas inteligentes. O encontro será no dia 4 de agosto, no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, em Florianópolis. As inscrições para o evento podem ser feitas por meio deste link.

(Dialetto, 28/06/2016)