29 jul Epagri desenvolve embarcação que mecaniza a colheita de mexilhões
A Epagri lançou no mar na quarta-feira (27) uma plataforma mecanizada que facilita o trabalho dos maricultores na colheita dos mexilhões. O equipamento, desenvolvido pelo Cedap (Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca), é capaz de tirar da água, individualizar, lavar e classificar os mexilhões por tamanho sem exigir esforço braçal do produtor. Além de melhorar a eficiência e a ergonomia dessas tarefas, a plataforma permite realizá-las ainda no mar.
De acordo o pesquisador André Luís Tortato Novaes, da Epagri/Cedap, quando esse trabalho é realizado manualmente, uma pessoa consegue processar entre 250kg e 300kg de mexilhões por hora. “A capacidade do equipamento será determinada na fase de testes, que começa agora, mas nossa ideia é multiplicar esse número por dez”, afirma.
A partir da próxima semana, a plataforma será testada em fazendas marinhas comerciais. Essa fase é importante para avaliar o desempenho operacional e ergonômico dos equipamentos e fazer os ajustes necessários antes de liberar a fabricação. Quando o protótipo estiver totalmente adequado, a Epagri vai realizar eventos para divulgar a tecnologia para os maricultores.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 28/07/2016.