11 jul Conheça detalhes dos estudos para o Parque Urbano e Marina da avenida Beira-Mar Norte
Diferentes pontos dos estudos preliminares das empresas ARK7 Arquitetura e AJX & Karolyne servirão como base para o edital de licitação da concessão do Parque Urbano e Marina da avenida Beira-Mar Norte. Na última semana, a prefeitura apresentou os quesitos em que cada uma das propostas mais pontuou e, agora, trabalha na criação do edital que contemplará partes dos dois estudos. A empresa que vencer a licitação terá até cinco anos para executar os projetos, ou seja, até 2021.
Como a empresa ARK7 Arquitetura venceu os quesitos de estudo preliminar arquitetônico e urbanístico e de viabilidade econômica e financeira, a estimativa é de que a implantação do projeto custe R$ 88 milhões à empresa que vencer a licitação. O outro grupo apresentou um estudo de R$ 60 milhões, mas, de acordo com a secretária de Turismo da Capital, Zena Becker, a equipe que venceu não condicionou o projeto a subsídios da prefeitura, e apresentou mais vagas de marina, produtos de urbanismo e possibilidades de explorar o local. Por outro lado, os estudos da AJX & Karolyne pontuaram mais nas questões de menor impacto ambiental, de estudo de territorialidade e formas mais simplificadas de regularizar legalmente a marina e o parque. Portanto, o projeto final será com a junção de propostas das duas empresas, conforme seus itens de maior pontuação.
Desde 20 de junho tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei 16.707, que trata da autorização para concessão da área. O projeto está em análise pela procuradoria da Câmara e deve passar ainda por quatro comissões até ser levado a plenário.
Em paralelo, a prefeitura trabalha na redação da licitação, agregando itens dos dois estudos preliminares. Segundo Zena, a expectativa é que a licitação esteja pronta em até 30 dias e o vencedor seja conhecido em novembro, ainda dependendo do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) e de autorização da SPU (Superintendência do Patrimônio da União).
Resgate náutico
A equipe da ARK7 Arquitetura buscou apresentar um projeto que tivesse relação com a cidade e resgatasse a vocação náutica de Florianópolis. Para isso, os arquitetos Marcos Jobim, Silvana Carlevaro, Juliana Castro e Giovani Bonetti projetaram uma estrutura divida em três parques e a marina. A proposta é uma área arborizada, integrada com o transporte coletivo e com diversas opções de equipamentos públicos, restaurantes, lazer e de convivência. Segundo os arquitetos, o projeto visa deixar o legado de um parque urbano para a cidade como ponto de partida para a transformação de outros espaços em Florianópolis.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 09/07/2016.