15 jul Cobertura do Mercado Público apresenta vazamento nesta quinta-feira de chuva
Quem passou pelo Mercado Público durante o período de chuva na manhã desta quinta (14) observou que algumas partes da cobertura do vão central não seguraram a água que acabou escorrendo pela estrutura. A cobertura teve cerimônia de inauguração no dia 1º de julho, mas segundo o secretário de obras do município Rafael Hahne, a estrutura ainda está em fase de finalização e testes.
A empresa responsável pela obra ainda realiza serviços de complementação, que devem durar pelo menos dois meses e meio. O prazo para ajustes é de 30 a 90 dias após a instalação, que ocorreu na primeira semana de julho. Após a finalização e todos os testes, a empresa ainda deverá dar assistência e manutenção por dois anos, conforme prevê o contrato.
O secretário disse que recebeu a notícia “dentro da maior normalidade”, que é uma obra única que tem acompanhamento e já previa essa etapa de acabamentos e desenvolvimento da automação. Ele afirmou também que como os últimos dias foram de dias mais secos não foi possível testar a cobertura com chuva intensa e que o teste desta quinta foi positivo para identificar e aprimorar o equipamento.
“A chuva forte foi boa para ver que a membrana como um todo se comportou bem. A água cai na viga de aço, escorre a acaba pingando na estrutura principal, o vazamento não é pela membrana (cobertura). É da água que acumula na estrutura e passa entre a membrana e estrutura. Serão feitas vedações complementares entre a membrana e estrutura com borrachas”, explicou.
Rafael explica ainda que a estrutura, com automação ainda em fase de ajustes, será programada para abrir em caso de chuvas muito fortes que causem danos à estrutura ou ventos acima de 70 quilômetros por hora, por exemplo, para garantir a segurança. Essa automação está sendo finalizada.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 14/07/2016