Problema de saneamento no Norte da Ilha persiste

Problema de saneamento no Norte da Ilha persiste

A prefeitura da Capital está devendo a complementação do sistema de esgoto na Lagoinha do Norte ou Lagoinha da Ponta das Canas, conforme relata à coluna o advogado e desembargador aposentado João José Ramos Schaefer. “Não me refiro às ligações domésticas com a rede principal, que deverão ser providenciadas pelos proprietários, mas ao fato de que, com as obras, houve algum entupimento na canalização principal, com o que as águas fluviais visíveis das bocas de lobo, que antes estavam a cerca de 1,50m da superfície, estão, agora, a 20/25 centímetros.

Em dias de chuvas mais intensas há alagamento nos pontos mais baixos e quando forem feitas as ligações”. Schaefer, como tantos que moram ou veraneiam no Norte da Ilha, tem preocupação com a temporada que se aproxima, “quando os problemas serão maiores ainda do que na atualidade. Ao que me informam os moradores locais já foram feitas várias reclamações, mas ninguém toma providência alguma”.

De modo geral – porque o saneamento básico é deficitário em toda a região –, há uma esperança, entre a população e os empresários, de que Casan e prefeitura consigam mesmo dar conta da questão do saneamento antes do verão.

( Carlos Damião Notícias do Dia Online, 13/06/2016)