30 jun Jardim Botânico de Florianópolis deve ser aberto em até 90 dias
Depois de dois anos e quatro meses do primeiro anúncio, o Jardim Botânico do Itacorubi parece enfim deixar o âmbito do Éden e ficar mais perto da população que vive em Florianópolis. Nesta quarta-feira, Epagri, prefeitura e Comcap se reuniram para encaminhar o termo de cessão de uso, principal pedra no caminho para a criação e administração da área de 19 hectares às margens da Rodovia Admar Gonzaga. A promessa agora é a abertura da área em 90 dias, ainda em carácter de parque e com uma infraestrutura mínima.
Na próxima semana, a expectativa é que a prefeitura assine o termo de cessão de uso, com o aval da Procuradoria Geral do Município. Dessa forma, a área que é da Epagri passará a ser gerida pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), que será responsável pela administração e manutenção do espaço. Até a data de abertura, está prevista a construção de uma pista de corrida e caminhada, um parque infantil e a instalação de bancos. Também deve ser encaminhada a licitação para a abertura de uma lanchonete ou cafeteria no centro de visitantes.
— A dificuldade toda eram os investimentos básicos e acertos de cessão que estavam demorando. Chegamos a um acordo que podemos abrir com a infraestrutura básica para que a população possa usar. Aos poucos vamos melhorando esse projeto, talvez até com apoio da iniciativa privada — projeta Marius Bagnati, presidente da Comcap.
A partir desta quarta-feira, 90 dias se completam em 27 de setembro. Até lá, além dos melhoramentos que competem à Comcap como gestora da área, a Epagri também deve cumprir as reformas estruturais estabelecidas previamente. Serão entregues um portal de entrada, reforma de casarão para atividades de administração e iluminação, obras ainda não iniciadas. Até o momento, apenas o centro de visitantes e o calçamento interno foram concluídos.
(Diário Catarinense, 29/06/2016)