Florianópolis estuda parceria para detentos limparem cemitério

Florianópolis estuda parceria para detentos limparem cemitério

A Prefeitura de Florianópolis e o Departamento de Administração Prisional (Deap) estudam uma parceria para que presos com autorização para realizar trabalho externo ao presídio atuem na limpeza do Cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi.

Conforme o Deap, na última semana, um grupo de detentos foi cedido em duas ocasiões para a prefeitura, para serviços gerais. Após a parceria, a prefeitura sinalizou ao Deap na segunda (9) que gostaria de contar com os detentos para trabalhos de combate à dengue no cemitério.

De acordo com a prefeitura, a ideia é que dez detentos atuem diariamente na limpeza do local, que tem 40 mil túmulos e 98 mil metros quadrados de área. Cabe ao Deap a seleção de internos, conforme o bom comportamento e o tipo de regime.

O custo para a prefeitura é de R$ 880 mensais pelos trabalhos realizados. Esse valor vai para o fundo penitenciário e, segundo Deap, 75% dele é destinado ao preso, que poderá retirar o valor da remuneração após cumprir a sentença.

Entretanto, a minuta do convênio ainda era avaliada nesta quarta (11) no departamento jurídico da prefeitura. Ainda não há prazo para assinatura ou inicio dos trabalhos, informaram os dois órgãos.

A iniciativa não é inédita na cidade. Uma parceria do Deap com a Fundação Municipal de Cultura já possibilita que internos realizem a limpeza e corte de grama do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica, em frente ao presídio.

(G1 Santa Catarina, 12/05/2016)