Elevado do Rio Tavares será entregue no prazo apesar de atraso em abril, diz Cesar Júnior

Elevado do Rio Tavares será entregue no prazo apesar de atraso em abril, diz Cesar Júnior

O governador Raimundo Colombo (PSD) e o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) visitaram nesta segunda-feira (2) as obras do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha. Apesar do atraso de 20 dias no mês passado, o prefeito de Florianópolis garantiu a entrega dentro do cronograma, em dezembro. O tempo perdido por causa da descoberta de solo macio em parte do canteiro de obras será compensado com trabalhos durante a noite e também em fins de semana, disse Cesar Jr.

O atraso ocorreu após a instalação de 11 dos 12 pilares que sustentarão o elevado, com a descoberta de solo macio. “O solo não tem capacidade de suporte. Por isso, estamos cravando estacas que vão suportar o escoramento para garantir a concretagem. Esta solução apresentou o menor custo aliado à maior agilidade de execução da obra”, explicou o secretário municipal de Obras Rafael Hahne.

Outro fato inesperado, embora sem comprometer o andamento da construção, foi a descoberta de material arqueológico no canteiro de obras. As peças estão sendo repassadas à Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina).

Para agilizar o ritmo de trabalho, a prefeitura acertou com o consórcio que executa a obra, o Conpesa-BTN, o reforço de mão de obra para agilizar os trabalhos. “Teremos reuniões semanais agora. Nosso grande desafio é manter o cronograma original, mesmo com atrasos pontuais”, disse Cesar.

Orçada em R$ 32 milhões, a obra conta com R$ 15 milhões do governo do Estado, por meio de financiamento sem juros do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina).

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 02/05/2016.