10 Medidas: Procuradora palestra em evento em Florianópolis

10 Medidas: Procuradora palestra em evento em Florianópolis

A procuradora da República em Blumenau Rafaella Alberici de Barros Gonçalves esteve em Florianópolis para falar da campanha 10 Medidas contra a Corrupção. Ela foi convidada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para apresentar a campanha do MPF durante o evento “Medidas contra a Corrupção e Boas Práticas de Governança para Sociedades de Economia Mista”, promovido pela instituição na última quarta-feira, 11 de maio.

Na oportunidade, a procuradora falou da necessidade da sociedade civil organizada, a exemplo do IBGC, colaborar no combate à corrupção. “A corrupção não gera só prejuízo financeiro. Gera a desvirtuação da democracia”, acrescentou.

Rafaella citou alguns exemplos do que se poderia fazer com os R$ 200 bilhões, segundo a ONU, que são desviados anualmente no Brasil: triplicar os investimentos em saúde, quintuplicar o efetivo e os recursos empregados na segurança pública e retirar das ruas os brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, aqueles que não possuem recursos nem para suprir as calorias básicas diárias de um ser humano.

Além disso, mencionou o fato de que apenas 3% dos casos que envolvem corrupção são investigados, sendo que incríveis 0,2% acabam em prisão. Por fim, ela destacou que a Operação Lava Jato foi organizada e inspirada nos moldes da Operação Mãos Limpas da Itália, onde mais de 5 mil pessoas foram investigadas, desarticulando relações ilícitas entre políticos e empresários italianos.

(Procuradoria da República em Santa Catarina, 13/05/2016)

Tags: