24 maio Centro Sapiens seleciona os primeiros na revitalização do centro da Capital
No próximo dia 30 de maio serão conhecidos os 10 selecionados entre 48 inscritos para o Cocreation Lab, primeira iniciativa do projeto Centro Sapiens, que reúne uma série de ações para a revitalização do lado leste do centro de Florianópolis. Trata-se de um espaço compartilhado para a economia criativa e ideias inovadoras voltadas às áreas de design, gastronomia, turismo, artes e tecnologia, instalado no Museu da Escola Catarinense (MESC). Lançado em setembro do ano passado, o Centro Sapiens tem o objetivo de transformar a região a partir da inovação e criatividade, passando também pela apropriação dos espaços públicos e apoio ao comércio local. São parceiros do projeto o Sebrae/SC, a CDL Florianópolis, o MESC, UFSC, entre outras instituições.
Por isso são critérios de avaliação projetos de produtos (bens ou serviços) ou processos que transformem as inovações em empreendimentos potencialmente sustentáveis e relevantes para a cidade. “O Cocreation Lab passará a funcionar a partir de 15 de junho com ambiente para reuniões, estações de trabalhos, diversas atividades, oficinas e palestras de apoio ao crescimento dos futuros negócios e acesso a um pacote da Amazon Web Service, fruto de uma parceria com a empresa Amazon”, afirma José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque, parque de inovação no norte da Ilha de Santa Catarina que apresentou a ideia à Prefeitura Municipal.
O espaço é a primeira ação, mas não a única. O Centro Sapiens trabalha para criar, futuramente, outros espaços e ações de fomento ao desenvolvimento da indústria criativa e da inovação. A transformação do espaço urbanístico também é articulada com os diversos parceiros e instituições que fazem parte do Conselho Gestor do projeto. Estão previstos cabeamento subterrâneo, melhoria nos calçamentos, planejamento urbanístico, wifi gratuito e renovação de prédios. Além do apoio ao comércio local e aos movimentos artísticos e culturais na região.
(PalavraCom, 24/05/2016)