Setur vai avaliar pontos turísticos da cidade

Setur vai avaliar pontos turísticos da cidade

A secretária Municipal de Turismo (Setur), Zena Becker, e o diretor de Infraestrutura e Serviços Turísticos, Renê Meneses, foram a Barra da Lagoa nesta quinta-feira (7) para avaliar a trilha que dá acesso as piscinas naturais da região. Participaram do encontro moradores, comerciantes locais, representantes da Floram, do Corpo de Bombeiros e o presidente da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais da Câmara de Vereadores, Vanderlei Farias.

Esta visita foi a primeira de uma série que a Secretaria fará para conferir as condições de outros pontos turísticos da cidade, com o intuito de traçar as possíveis melhorias já para a próxima temporada.

“O objetivo desta visita é analisar a segurança, o trabalho de fiscalização ambiental, a necessidade de sinalização com orientação aos turistas, para que permaneçam nas trilhas, não arranquem as plantas, tomem cuidado com as pedras escorregadias”, enfatizou o diretor de Infraestrutura da Setur, Renê Meneses.

Uma reunião já foi agendada com a Floram para relacionar as principais trilhas, aquelas com maior número de visitantes, para que possam ser traçadas as melhorias.

“Vamos priorizar alguns pontos de início, mas a ideia é de que aos poucos possamos atingir o maior número possível de locais atendidos. Não pretendemos interferir muito nas trilhas, porque o turista que aprecia o ecoturismo e este segmento do setor prefere que o ambiente seja o mais natural possível. É claro que o mínimo, como sinalização, devemos oferecer como forma de orientá-los”, ressaltou a secretária Zena Becker.

Dentre os próximos destinos a serem analisados estão: a Ilha do Campeche; o farol de Naufragados; a Costa da Lagoa; Ingleses; Canasvieiras e a trilha da Lagoinha do Leste.

Barra da Lagoa

A trilha visitada nesta quinta, 07, está situada em uma região muito apreciada e conhecida por turistas estrangeiros. Segundo Rodrigo, comerciante que possui um hostel na localidade e é representante do Conselho de Segurança da Barra da Lagoa, a maioria dos visitantes vem da Alemanha, de outros pontos da Europa e de Israel, buscando esta interação com a natureza.

(Prefeitura de Florianópolis, 07/04/2016)