20 abr Ordem de serviço para última fase da restauração da Hercílio Luz é assinada
O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) Wanderley Agostini assinou na segunda-feira (18), a ordem de serviço para a fase final da restauração da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis. O documento formaliza um compromisso assumido publicamente pelo governador Raimundo Colombo em 10 de março.
A assinatura ocorre dentro do prazo contratual da empresa Empa para finalizar a estrutura de sustentação da ponte, já concluída. A empresa responsável pelo trabalho tem o prazo de 30 meses, até outubro de 2018, para concluir a obra e entregar a ponte para o uso.
Ao assinar o contrato para a última etapa da restauração, em 10 de março, o governador anunciou a continuidade da Empa como executora da obra, pelo valor de R$ 262,9 milhões. A previsão do governo do estado é de que a ponte seja entregue antes do estipulado em contrato.
Cinco treliças
A chamada “ponte segura” é composta por quatro torres ligadas por cinco treliças, que sustentará a ponte durante o trabalho de restauração. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e em março, a última.
Sem licitação
Para a última etapa das obras, em dezembro de 2015 o governo apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte, do qual faz parte a empresa Empa. Não houve licitação, sob o argumento de que a empresa tem uma especialização singular neste tipo de trabalho.
Cópias da proposta com a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento foram enviadas para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).
(G1 Santa Catarina, 19/04/2016)