20 abr Moradores entram em confronto com a polícia após demolições na comunidade do Siri, na Capital
Uma operação da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), nesta terça-feira (19), acabou em confusão na Vila Arvoredo, no local conhecido como Comunidade do Siri, no Norte da Ilha. Após fiscalização para demolição de construções irregulares, moradores entraram em confronto com a polícia, que utilizou bombas de gás, balas de borracha e até mesmo disparos de armas de fogo. Os locais utilizaram pedras, pedaços de pau e também deram tiros contra os policiais.
Revoltados com a operação, moradores ainda gritavam “Siri, unidos, jamais serão vencidos”, tentando impedir a ação dos fiscais antes do confronto. Por volta das 12h30, a confusão tinha sido dispersada, com um detido, e ainda não havia informações sobre feridos. A Floram decidiu cancelar a ação, que se estenderia por todo o dia.
Pela manhã, uma casa de madeira chegou a ser demolida. Apenas alguns móveis que estavam em seu interior, como televisão, roupeiro e uma cama, foram retirados antes dos fiscais desfazerem a construção. Ninguém morava na casa.
De acordo com a Floram, a ação é uma medida administrativa para demolir casas que foram erguidas sem a autorização da prefeitura. O órgão afirma que somente casas inabitadas serão derrubadas.
A ação contou com o apoio do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Tropa de Choque da Polícia Militar, Guarda Municipal e Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital).
Leia na integra em Notícias do Dia Online, 19/04/2016.