11 abr Instância de Governança debate o turismo regional
A Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis participou nesta quinta-feira, 07, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da reunião da Instância de Gorvernança que reuniu as secretarias e o trade turístico da região da Grande Florianópolis. A participação no grupo tem entre outros objetivos a qualificação da regionalização do turismo, um dos itens avaliados anualmente nos municípios turísticos do país.
Na última pesquisa que aponta o Índice de Competitividade do Turismo Nacional realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), Florianópolis obteve a 9ª posição no quesito destino mais competitivo do país. O estudo usou como base itens como a infraestrutura, o marketing, as políticas públicas dos destinos.
Entre os quesitos, o que mais necessita ser trabalhado pela capital catarinense é o de cooperação regional. Sendo assim, durante o encontro da Instância os representantes discutiram e encontraram maneiras de tornar possível a integração entre as cidades e seus pontos turísticos.
Esta relação deverá ocorrer por meio de mapas, rotas culturais que unam aspectos em comum de todas as cidades e ações conjuntas. O intuito é criar uma experiência mais completa no turismo da região, revelando que Florianópolis não é um destino apenas de sol e mar e que é capaz de oferecer mais experiências aos turistas que a visitam.
Segundo o Ministério do Turismo o programa de regionalização visa à otimização do destino para todas as cidades do bloco regional, “os municípios são incentivados a um trabalho conjunto de estruturação e promoção, em que cada peculiaridade local possa ser contemplada, valorizada e integrada num mercado mais abrangente”.
Estiveram presentes na reunião os representantes dos municípios de Florianópolis, São José, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, São Bonifácio e Governador Celso Ramos. Além de instituições ligadas ao turismo da região, como o Floripa Convention Bureau e da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte. O próximo encontro será realizado no dia 12 de maio na Casa da Cultura da cidade de São José.
(Prefeitura de Florianópolis, 08/04/2016)