14 mar IPUF e Floram por uma cidade mais verde
A semente para uma Florianópolis mais verde foi plantada na tarde desta sexta-feira (11), durante reunião entre a equipe do IPUF, a diretora geral da Floram, Fernanda da Silva, e os engenheiros-agrônomos Jarbas Prudêncio e Francisco Antônio dos Santos Junior, quando foi apresentado um projeto de arborização urbana.
Em recente censo encomendado pela Floram, constatou-se que as áreas arborizadas na região central de Florianópolis representam apenas 7,75% do total, enquanto o ideal seria algo em torno de 15% a 20%.
Brotou, então, da reunião, a ideia de selecionar – mediante estudo – uma rua no centro da cidade que possibilite a plantação de árvores na área de passeio. “É bom para todos. Para o pedestre que vai poder aproveitar a sombra, e para os comerciantes do entorno. Afinal, quem consome é pedestre e certamente ele vai escolher passar por uma rua com sombra para olhar vitrines”, disse Jarbas Prudêncio.
Os benefícios de arborizar áreas urbanas vão além da melhoria na paisagem. O simples fato de proporcionarem sombra já reduz em até 5 graus a temperatura ambiente. Eleva também a permeabilidade do solo e intercepta a água da chuva, o que diminui riscos de enchentes, bem como diminui e armazena carbono, reduzindo a poluição no ar.
Para que essa parceria floresça e renda frutos para toda a cidade, nas próximas semanas o IPUF irá estudar a viabilidade de um projeto-piloto de arborização urbana em uma das ruas do Centro de Florianópolis, já que para se plantarem árvores, é necessário um estudo avaliando diversos fatores, entre eles o sistema viário e os espaços livres nos passeios, o solo, as instalações subterrâneas existentes, o cabeamento aéreo nos postes, a relação comas fachadas das edificações.
Também precisarão ser avaliadas as espécies indicadas para a região, porte, tamanho da copa, largura do tronco, o que é de competência da Floram.
(Prefeitura de Florianópolis, 11/03/2016)