03 mar Estado espera receber 1,5 milhão de visitantes até a Páscoa e se prepara para o turismo de inverno
Passada a alta temporada de verão, considerada a melhor temporada dos últimos 15 anos pelo governo do Estado, a Secretaria de Turismo se prepara agora para receber os turistas no período pós-carnaval e depois para o turismo de inverno, com foco especialmente na Serra catarinense. A expectativa da SOL (Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte), segundo o secretário Filipe Mello, é de mais 1,5 milhão de turistas no Estado até a Páscoa.
Segundo ele, o setor já tem comemorado, pois a expectativa tem começado a se concretizar com as reservas no setor hoteleiro. Se o total do fluxo de turistas for confirmado até o fim de março, Mello afirma que “será o melhor ano do turismo já registrado no Estado”.
Para o inverno, a expectativa também é positiva, o secretário lembra que o período ainda é considerado baixa temporada no Estado. Porém, a pasta tem trabalhado em alguns produtos do turismo no cenário nacional e internacional com quatro frentes: a Serra com o enoturismo, o vale europeu, as estâncias hidrotermais e a região dos cânions. “Estamos prevendo uma das melhores temporadas de inverno”, disse.
De acordo com o secretário, a região do Vale do Contestado e a influência da colonização italiana e austríaca – especialmente em Treze Tílias – também tem sido motivos de decisão do turista na hora de escolher Santa Catarina. Ele afirmou ainda que os problemas ocorridos na temporada de verão – como a balneabilidade, por exemplo – foram positivos para a discussão do assunto. Segundo Mello, desta forma é possível identificar com mais clareza para então fazer os ajustes.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 02/03/2016.