21 mar CDL da Capital é integrada ao Núcleo Gestor da Cidade UNESCO da Gastronomia
Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a compor o seleto grupo mundial
Desde dezembro de 2014 a Ilha de Santa Catarina integra um seleto grupo de 69 localidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na categoria Gastronomia. A capital catarinense foi pioneira no Brasil no segmento e, além dela, Curitiba integra a Rede na categoria Design.
Em Florianópolis, o programa conta com um Grupo Gestor coordenado pela Associação FloripAmanhã e do qual a CDL da Capital foi convidada a fazer parte na última sexta-feira (4). “Ficamos honrados com o convite, pois foi um reconhecimento à nossa ativa participação no segmento”, comenta Marco dos Santos, presidente da entidade.
Por gerar visibilidade internacional, segundo dos Santos o título impulsiona ainda mais o setor turístico e gastronômico local. “Os restaurantes valorizam as expressões culturais com pratos típicos e ingredientes da região, preservando os costumes e a forma de servir. Portanto, esse reconhecimento da UNESCO contribui para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, garante o presidente.
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).