01 fev SMHSA detecta despejo de esgoto em rios
Duas canalizações no rio Capivari e outras quatro no rio Ingleses foram interrompidas na tarde de quarta-feira (28) durante uma ação da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA), que contou com o apoio da Epagri e da Intendência de Ingleses. A utilização de dois barcos permitiu a inspeção a partir dos leitos dos rios e os lançamentos irregulares foram interrompidos.
A vegetação fechada nas margens e a quantidade de plantas aquáticas dificultaram a ação, mas segundo o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que participou das inspeções, o processo vai continuar. “Vamos realizar uma operação pente fino nas margens dos rios, buscando irregularidades e agindo com rigor para interromper instalações ou lançamentos clandestinos”, explicou o secretário.
A inspeção percorreu um longo trecho do rio Capivari. Da área próxima à praia (região da ponte na rua das Gaivotas), seguiu em direção à rua Martinho de Haro. No retorno, subiu o rio Ingleses até encontrar novamente a rua Martinho de Haro, no trecho onde, dia 21, foi lacrado um extravasor da Casan que estava ligado à rede pluvial.
No decorrer da inspeção, as muitas saídas de água pluvial encontradas estavam mais visíveis, mas no caso dos lançamentos irregulares foi preciso muita procura para encontrar as saídas. De acordo com o secretário de Habitação, todos os lançamentos diretos nos rios precisarão ser verificados para garantir que apenas a água da chuva está seguindo este caminho, e as situações encontradas durante a ação de quarta-feira reforçam a necessidade da correta ligação dos imóveis à rede pública de esgotamento.
“Em várias situações, as equipes do Programa Floripa se Liga na Rede identificam, por exemplo, a conexão das pias de cozinha, chuveiros externos, pias de churrasqueiras e de tanques e máquinas de lavar roupas à rede pluvial, o que é irregular, e isso pode estar acontecendo também aqui. Essas águas são esgoto e precisam ser direcionadas à rede pública”, ressaltou o secretário.
Além das vistorias, Zancanaro disse também que será programada uma limpeza nos leitos e margens dos rios, o que, além de facilitar ações deste tipo, irá melhorar as condições gerais de limpeza e oxigenação dos rios. Além dos lançamentos irregulares foram encontrados, também, muitos resíduos nas margens, principalmente nas áreas próximas às pontes e moradias. Garrafas, plástico, latas…. Muita coisa é jogada diretamente no local, mas alguns materiais chegam ao rio por meio das galerias pluviais, depois de cair nas bocas de lobo.
“Todos esses resíduos deveriam ser acondicionados corretamente e, a exemplo do que acontece com o esgoto, receber o destino adequado. Precisamos de ações conjuntas para alcançar melhores condições de saneamento. Com isso, ganhamos em qualidade de vida e diminuímos os impactos ambientais provocados pela crescimento da cidade”, concluiu o secretário.
(Prefeitura de Florianópolis, 28/01/2016)