26 fev Prefeitura de Florianópolis lança o terceiro edital de duplicação da rua Deputado Edu Vieira
Pela terceira vez desde setembro de 2015, a Prefeitura de Florianópolis lançou edital de licitação para duplicação da rua Deputado Antonio Edu Vieira, no Pantanal, um dos principais gargalos do trânsito florianopolitano. Lançado na segunda-feira, o documento estipula o dia 28 de março como data prevista para abertura dos envelopes. Se, ao contrário do que ocorreu no segundo edital, desta vez a empresa vencedora estiver habilitada, a obra inicia logo após a habilitação.
Quando o primeiro edital foi lançado, em 10 de setembro do ano passado, a previsão da prefeitura era começar a obra 60 dias depois, em novembro. Na ocasião, entretanto, as empresas que tinham interesse em participar fizeram questionamentos sobre detalhes técnicos e legais da concorrência. Com as perguntas respondidas e os ajustes feitos, o edital foi relançado em dezembro, mas a empresa vencedora não estava habilitada a executar a obra.
“Se a empresa estiver habilitada, a obra inicia logo após a licitação. Diferente do que vinha se fazendo, não estamos realizando obras para resolver um congestionamento pontual, mas para transformar o modo como nos deslocamos”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.
Em paralelo, e mesmo que isso não esteja diretamente relacionado ao início das obras, questões jurídicas ainda impedem a cessão da área de 32 mil metros quadrados de propriedade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) indispensáveis para a duplicação da rua Deputado Edu Vieira. Por uma questão legal, o termo de cessão ainda precisa passar por análise.
A obra está dentro do projeto Anel Viário Trecho Sul, por isso, o início das obras não está diretamente relacionado à cessão do terreno da UFSC. A Prefeitura da Capital pode começar pelas áreas que não abrangem os 32 mil metros quadrados da universidade.
O projeto contempla uma área de 7,4 km. Com ponto inicial nas proximidades da rua João Pio Duarte (entrada do Córrego Grande) e ponto final na avenida Paulo Fonte (no Ticen) Um dos trechos da obra compreende do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira (1,9 km). Neste trecho será realizado: duplicação da Deputado Edu Vieira, corredor exclusivo para ônibus, primeiro elevado somente para o transporte coletivo (nas imediações da Eletrosul), calçadas e ciclovia.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 25/02/2016