01 fev Fiscalização volta a agir em loteamento irregular
A Fiscalização Ambiental da Floram esteve na tarde desta quinta-feira (28) novamente na Vargem do Bom Jesus, Norte da Ilha, para impedir a implantação de um loteamento irregular,
O local já e alvo da fiscalização desde 2014, inicialmente com embargo da obra. Com o descumprimento do embargo, foi deflagrada operação que contou com o auxilio da Central Elétricas de Santa Catarina (CELESC), Policia Militar e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Nessa operação, foram executadas demolições, apreensões de equipamentos e máquinas, cortes das redes elétricas e lavratura de autos de infração.
A fiscalização tem agido com rigor contra todas as ações que possam gerar qualquer tipo de dano ao meio ambiente, seja notificando, apreendendo ou desfazendo qualquer atividade nociva, irregular, feita à revelia do poder público.
Na tarde desta quinta-feira, não foi diferente: mesmo com chuva, os fiscais voltaram a agir e pegaram todos de surpresa. Ao chegar ao local, que é monitorado constantemente, os fiscais determinaram a retirada de todos os mourões de concreto que delimitavam o loteamento, a derrubada de uma edificação que provavelmente seria usada para depósito de material de construção e a apreensão de materiais.
O responsável já é reincidente na prática de comercialização irregular de lotes na Ilha, possuindo vários processos administrativos no órgão municipal. Mesmo com a ação constante da fiscalização sobre as suas ações, porém, ele persiste em agir a revelia do poder público, criando e comercializando loteamentos clandestinos.
“Não vamos dar trégua a qualquer atividade irregular na Ilha. A fiscalização sempre irá agir com veemência e se preciso for usará seu poder de policia para barrar os infratores”, destacou o diretor de Fiscalização, Bruno Palha.
(Prefeitura de Florianópolis, 29/01/2016)