26 fev Conselho de Habitação já tem nova composição
Foi empossado na tarde de quinta (25) o grupo de representantes do poder público e da iniciativa privada que irão compor o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, com mandato pelos próximos dois anos, e diplomados os conselheiros que cumpriram a gestão 2014/2015. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Cruz e Sousa, no Centro.
Formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, o Conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, e trabalha com a política habitacional em Florianópolis e com todos os projetos e programas relacionados ao tema. A FloriapAmanhã será representada por Rita Dutra como titular e Márcia Teschner como suplente na gestão 2015/2016 do CMHIS.
Durante a posse, o prefeito municipal, Cesar Souza Junior, destacou a proatividade dos conselheiros nos últimos dois anos, que sempre se dispuseram a debater as demandas das comunidades e buscar alternativas, a despeito de diferentes posicionamentos políticos. “Podemos comemorar muitas vitórias na área habitacional da Capital, graças, também, à atuação dos conselheiros. Observamos aqui dentro a parceria entre poder público, movimentos populares e sociedades civil organizada, que trabalham juntos para concretizar ações democráticas na política habitacional em nossa cidade. E isso é uma coisa que muito nos orgulha”, destacou o prefeito, acrescentando que é em nome desse processo democrático que o Conselho precisa acompanhar de perto o andamento dos projetos habitacionais. “Não se consegue ir adiante em situações desta complexidade se não contarmos com parcerias que envolvem recursos federais e a iniciativa privada”, completou Cesar Souza Junior.
Presidente do Conselho, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro reiterou as colocações do prefeito, e lembrou os grandes desafios que o conselho teve desde que foi criado, em 2010. “Teve e tem”, reforçou. “Há seis anos o cadastro habitacional da Capital nos mostrava um déficit de 10 mil moradias. Realmente avançamos bastante com as obras e investimentos realizados, mas temos consciência de que ainda há muito o que fazer: há ainda muitas demandas, ações que precisam ser tomadas em favor das muitas pessoas que precisam sair de áreas de risco, de ocupações irregulares, e conquistar seu direito à casa própria”, afirmou Zancanaro.
Esta foi a tônica, também, da fala da conselheira Tânia Maria Ramos, titular da Região Continental, que representou os conselheiros empossados. “Temos realmente muito o que fazer por essas comunidades, e não podemos aceitar que recursos sejam perdidos por falta de projetos. Temos projetos e temos necessidades, e vamos trabalhar por eles”, afirmou.
Depois de quatro anos atuando no Conselho, Leonardo Roque Pessina, representante da região Leste da Ilha, foi diplomado e deixa o cargo. Representando o grupo de diplomados, Pessina lembrou das muitas ações empreendidas nos últimos anos e lembrou do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, de 2012. “Temos um Plano elaborado, e o compromisso do Conselho é dar encaminhamento às diretrizes que encontramos ali. É um trabalho que requer doação e, acima de tudo compromisso “, disse, desejando boa sorte a todos os novos conselheiros, que assume já com a missão de organizar e realizar a I Conferência Municipal de Habitação, que deve acontecer ainda no primeiro semestre.
Projetos
Citando os dois empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida que estão em construção em Florianópolis – Jardim Atlântico e Ponta do Leal – o prefeito Cesar Souza destacou a disposição da prefeitura para buscar, junto ao Governo Federal, a efetivação dos demais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Habitação. “Temos o Transcaeira, os residenciais no Horácio, Vila Aparecida e PC3, que vão beneficiar muitas famílias, e vamos nos empenhar para conquistar os recursos para que todas possam ser realizados”, explicou.
“Em Florianópolis esbarramos também em um serio problema relacionado à disponibilidade de terrenos para a construção de empreendimentos, e por isso precisamos buscar concretizar todos aqueles que conseguimos viabilizar”, finalizou o secretário Zancanaro.
(Prefeitura de Florianópolis, 26/02/2016)