25 jan Inspeções se estenderam até o fim da tarde
Depois de lacrar o extravasor localizado em um poço de visita (PV) da Casan às marges do Rio Ingleses, o trabalho das equipes de inspeções do Programa Floripa Se Liga na Rede prosseguiram com o trabalho nos bairros do Norte da Ilha.
Com ordens de serviço em mãos (indicando pontos que deveriam ser reinspecionados) e também seguindo denúncias, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, acompanhou a equipe que permaneceu em Ingleses, e seguiu para a região central do bairro. “São operações às vezes demoradas, porque as inspeções precisam comprovar as irregularidades para que os proprietários sejam notificados. No caso de residências, fica mais fácil, mas com empreendimentos e estabelecimentos existem normalmente várias caixas de passagem, caixas de gordura, ralos, e todos esses dispositivos precisam ser inspecionados para verificar a correta ligação da unidade às redes de esgoto e pluvial. E encontrar as saídas, principalmente irregulares, às vezes é um trabalho bem difícil”, explicou Zancanaro.
A observação do secretário de Habitação é reforçada pela ação feita no hotel em Ponta das Canas na manhã de sexta-feira (22), que resultou na interdição de parte do estabelecimento. Para encontrar, e comprovar o lançamento irregular da água pluvial – que neste caso recebia também esgoto de pia e um banheiro – foi preciso entrar no meio do mato.
Em Ingleses, por exemplo, um shopping não é ligado à rede de esgoto e faz uso de fossa séptica. Como no local existe rede instalada, o empreendimento terá que se ligar à rede pública, e para que isso aconteça o secretário solicitou à Casan a instalação de caixas de inspeção na calçada próxima ao shopping. Mesmo com a existência da fossa, em um restaurante foi identificada uma ligação irregular que demandou a ação da Vigilância Sanitária para autuar o estabelecimento, que foi interditado.
(Prefeitura de Florianópolis, 22/01/2016)