11 nov Prefeitura promove oficinas para debater plano de mobilidade de Florianópolis
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), realiza nos próximos seis meses oficinas comunitárias que têm como objetivo fazer com que a população conheça, debata e auxilie no detalhamento e desenvolvimento do Plano de Mobilidade da Capital catarinense.
O Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis tem como objetivo definir um conjunto de ações, metas e instrumentos que orientem o desenvolvimento da cidade, tornando-a acessível para todos de forma igualitária. A mobilidade urbana é um atributo do município e se refere aos deslocamentos de pessoas e bens no território.
O termo mobilidade urbana tem a ver com a quantidade e qualidade das viagens do conjunto da população em determinada região. Estes deslocamentos acontecem de várias maneiras: a pé, de bicicleta, de motocicleta, de carro, de ônibus, de caminhão, barco, entre outros. A escolha do meio de transporte depende de vários fatores, incluindo distância a ser percorrida, tempo de viagem, custo, oferta de serviços e qualidade de infraestrutura existente.
As oficinas para debater o plano serão promovidas em 15 regiões da cidade. Além disso, a sociedade também poderá colaborar com a construção do documento enviando sugestões, comentários e propostas.
De acordo com o superintendente do IPUF, Acácio Garibaldi, essa é a forma mais eficaz para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos que desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte, além do automóvel. Para isso acontecer, tosos os setores da sociedade precisam estar engajados”.
Para saber todas as informações do Plano e a programação das oficinas de mobilidade urbana, acesse o site do PlanMob em www.planmobflorianopolis.com.br
(Câmara Municipal de Florianópolis, 10/11/2015)