02 out Serviço emergencial de sustentação da Ponte Hercílio Luz termina domingo
A empresa responsável pela construção da estrutura que vai garantir a sustentação da ponte Hercílio Luz concluiu nesta quarta-feira, 30, a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte. O serviço emergencial, nesta etapa chamada ponte segura, foi necessário para dar segurança e permitir a próxima fase de restauração. O valor desta etapa foi de R$ 10,3 milhões.Conforme o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), o próximo passo será a apresentação de proposta para conclusão da ponte, que é uma etapa que está sendo conversada e negociada. “Em pouco tempo, teremos novidades”, destacou.
O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, explicou que de um pilar a outro vão da ponte tem 340 metros e que a função das estruturas colocadas nesta etapa foi dividir este espaço ajudando a equilibrar o peso da ponte. Os estrados são peças de aço colocadas em cima das plataformas de sustentação entre um pilar e outro. Nas quatro torres, foram fixados quatro estrados com 12 toneladas cada um.
A obra começou no dia 7 de abril e será concluída até o domingo, 4, cumprindo o prazo contratual de 180 dias. Até o domingo, estarão sendo executados os trabalhos de acabamentos, como piso de madeira e guarda corpo.No local, cerca de 100 homens e 40 máquinas realizaram os trabalhos, que tiveram a supervisão de técnicos e engenheiros do Deinfra.
A empresa responsável pelo trabalho, a Empa, tem sede em Belo Horizonte e mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada. A companhia faz parte do grupo português Teixeira Duarte.
Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto de 2014, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma de restauração.
Histórico da Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.
A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada.
(De olho na ilha, 01/10/2015)