29 out ReÓleo recebe novo certificado do Guinness Book e homenageia participantes da campanha em evento nesta quinta-feira (29)
O novo recorde conquistado por Florianópolis, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, com 45.390 mil litros coletados em um único mês, será oficialmente certificado nesta quinta-feira (29). O Programa ReÓleo da ACIF, que promoveu a campanha de arrecadação entre os dias 1º e 30 de junho deste ano, apresenta o diploma emitido pelo Guinness Book em evento na sede da entidade empresarial. “A meta era de 20 mil litros para superar nosso próprio recorde de 2012, mas com a colaboração e a consciência ambiental da comunidade florianopolitana, superamos muito o número”, comemora Luiz Falcão de Moura, diretor do ReÓleo.
Na programação do Seminário Sustentabilidade Ambiental – Compromisso de Todos, que tem início marcado para as 14h, estão a apresentação de cases das empresas Meu CopoEco e Dígitro e palestra da Fundação CERTI sobre tendências tecnológicas e de mercado para o meio-ambiente até 2022, com debate sobre os temas em mesa-redonda. Na sequencia, o ReÓleo entrega um certificado especial aos participantes que recolheram os maiores volumes de resíduo para a campanha. Serão homenageadas três escolas – Colégio Santa Terezinha, Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro e Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentin -; além dos destaques do Supermercado Hippo como Ponto de Entrega Voluntário; do Restaurante e Churrascaria Capoeirão, como gerador de óleo; e do Condomínio Residencial Estrela.
“Por meio destes homenageados, queremos agradecer a todos os moradores, que entenderam a importância do correto descarte e da reciclagem e ajudaram a destacar mundialmente nossa cidade como exemplo de sustentabilidade”, ressalta Falcão. As inscrições para o seminário são gratuitas, porém limitadas. Devem ser feitas pelo www.acif.org.br/cursos-e-eventos.
A nova campanha para o Guinness fez parte das comemorações pelos 100 anos da ACIF. “O mais importante foi despertar o sentimento de cuidado com o meio ambiente e com a cidade. É esta consciência que irá replicar as boas práticas sustentáveis e tornar o mundo um lugar melhor para as próximas gerações”, completa Sander DeMira, presidente da ACIF.
Programação
14h – Abertura
14h15 às 15h – Palestra FIESC/Fundação CERTI – Competitividade Ambiental: tendências tecnológicas e de mercado do setor estratégico Meio Ambiente para 2022
15h- Case Meu Copo Eco – Larissa Kroeff
15h20 – Case Sustentabilidade Dígitro – Luiz Aurélio Baptista
16h – Mesa Redonda
16h45 às 17h30 – Cerimonial de homenagens Guinness World Records
( ACIF , 28/10/2015)