18 jun Ipuf abre ciclo de palestras para debater as políticas públicas urbanas da Capital
Por Carlos Damião (ND, 18/06/2013)
Criador do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), há 36 anos, o ex-prefeito e ex-governador Esperidião Amin, hoje deputado federal, vai abrir nesta segunda-feira (17) o ciclo de palestras do órgão para debater as políticas públicas urbanas da Capital. O ciclo não deixa de ser parte do fortalecimento do próprio Ipuf, ameaçado de extinção na administração de Dário Berger.
Excelência
Desde o início – foi fundado em 1977 – o Ipuf teve em seu corpo técnico um grupo de excelência em termos de planejamento urbano. O problema é que, ao longo do tempo, o órgão foi perdendo força para as pressões políticas, notadamente de cabos eleitorais e vereadores, especialistas em desfigurar a cidade.
Visão
Destaque-se na história do Ipuf a colaboração do falecido arquiteto e urbanista Luiz Felipe da Gama Lobo d’Eça, que desde a década de 1960 trabalhava nos estudos para redirecionar o desenvolvimento da Capital em direção Sul da Ilha. A Via Expressa Sul foi ideia dele, mas sua implantação não seguiu o planejamento inicial, muito mais equilibrado e eficiente.