Ipuf abre ciclo de palestras para debater as políticas públicas urbanas da Capital

Ipuf abre ciclo de palestras para debater as políticas públicas urbanas da Capital

Por Carlos Damião (ND, 18/06/2013)
Criador do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), há 36 anos, o ex-prefeito e ex-governador Esperidião Amin, hoje deputado federal, vai abrir nesta segunda-feira (17) o ciclo de palestras do órgão para debater as políticas públicas urbanas da Capital. O ciclo não deixa de ser parte do fortalecimento do próprio Ipuf, ameaçado de extinção na administração de Dário Berger.
Excelência
Desde o início – foi fundado em 1977 – o Ipuf teve em seu corpo técnico um grupo de excelência em termos de planejamento urbano. O problema é que, ao longo do tempo, o órgão foi perdendo força para as pressões políticas, notadamente de cabos eleitorais e vereadores, especialistas em desfigurar a cidade.
Visão
Destaque-se na história do Ipuf a colaboração do falecido arquiteto e urbanista Luiz Felipe da Gama Lobo d’Eça, que desde a década de 1960 trabalhava nos estudos para redirecionar o desenvolvimento da Capital em direção Sul da Ilha. A Via Expressa Sul foi ideia dele, mas sua implantação não seguiu o planejamento inicial, muito mais equilibrado e eficiente.