08 out Comerciantes ganham liminar e Direto do Campo reabre nesta quinta-feira
Uma liminar expedida na madrugada garantiu a reabertura do Direto do Campo do bairro Agronômica, em Florianópolis, nesta quinta-feira (8). Com a nova decisão, os 250 trabalhadores voltaram à unidade para reorganizar as mercadorias e garantir o atendimento aos clientes, retomado às 6h desta manhã.
De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes do Direto do Campo, Thiago Santos, a notícia foi recebida com alegria pelos trabalhadores, que começaram a se mobilizar ainda durante a madrugada para repor os produtos retirados nesta quarta-feira. “Não sabemos por quanto tempo vale essa liminar, mas só de termos um pouco mais de prazo já é uma satisfação. Aliás, não estamos nos negando a sair daqui, só queremos um tempo maior para nos organizarmos de forma correta e digna”, afirma.
Santos espera que, com a liminar, o governo olhe para o processo de reintegração de posse de uma maneira diferenciada. “Fomos humilhados ontem e agora fazemos um apelo social. Somos trabalhadores honestos e esperamos que o Estado nos procure para acertar amigavelmente essa situação, o que ainda não foi feito”, comenta.
A autorização para a reabertura também vale para a sede da AMA (Associação dos Moradores da Agronômica), o campo de futebol e vestiários anexos, além de uma banca e uma lanchonete que estão sobre o terreno de 10.971 m² interditado nesta quarta-feira pela Justiça.
Entenda o caso
A disputa judicial do terreno estava sendo discutida desde 1999, quando terminou o prazo do contrato de cessão de uso feito pelo Estado à AMA que, por sua vez, repassou a outorga ao Comércio de Frutas e Verduras Irmãos Besen, o Direto do Campo, em 2000.
O Estado entrou na Justiça pedindo a reintegração de posse da área sob a justificativa de que a AMA descumpriu termos do acordo, além de os pedidos de renovação da concessão terem sido sistematicamente negados pelo Estado.
Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 08/10/2015