26 out Após período de chuvas, obras voltam ao ritmo
Após um período de tempo instável, as obras em andamento em diversos pontos da cidade voltaram ao ritmo. Nesta sexta-feira (23), o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, estiveram na avenida Jorge Lacerda, Sul da Ilha, e na Beira-mar Norte, na implantação do anel viário, para acompanhar as próximas etapas.
Na recuperação da avenida Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé, a prioridade está nos primeiros 600 metros da rua, que passa agora pela fase de estiagem e drenagem. Essa etapa irá avançar nos próximos dias, trazendo mais segurança ao trânsito, evitando filas e pontos de lentidão na região. O investimento no local é de R$ 5,7 milhões e a entrega deve ocorrer em até cinco meses.
Na Beira-mar Norte, no trecho que vai desde o Direto do Campo até a sede da Polícia Federal, duas frentes de trabalho estão em andamento e a expectativa é a liberação da via até o início da temporada de verão.
Nesta fase da obra, uma das equipes trabalha nas calçadas acessíveis e no meio-fio do trecho já pavimentado e, na frente da Casa da Agronômica e já próximo da PF, equipes trabalham no início da execução da base do muro de contenção da casa oficial e na limpeza do espaço, com escavação para a preparação da estrutura do novo pavimento.
Com a implantação do projeto do anel viário, a avenida Beira-mar Norte irá ter o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O primeiro anel viário da Capital terá 17 km de extensão e fará todo o contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.
Entre outros benefícios previstos no projeto, estão a melhoria nas calçadas ao longo da via, o sistema de controle integrado de semáforos (ITS), a sinalização horizontal e vertical, a faixa para pedestres e os abrigos de passageiros.
O prazo para conclusão do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.
(Prefeitura de Florianópolis, 23/10/2015)