14 out A Ponte não se cuida sozinha
(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 13/10/2015)
Não se pense que uma ponte se cuida sozinha, ainda mais de ferro e erguida sobre o mar, sofrendo a ação do tempo, da maresia, dos ventos. Se uma ponte de concreto ou uma estrada asfaltada necessita de manutenção constante – pelo menos a cada ano –, imagine-se uma ponte de metal, inaugurada há 89 anos e que serviu muito bem à ligação entre ilha e continente durante 56 anos seguidos.
Preguiça…
Toda obra de engenharia requer cuidados especiais ao longo do tempo, seja uma residência térrea, um edifício multifamiliar ou comercial, uma ponte, uma estrada, um viaduto. Não existem obras eternas, sem custo para os proprietários ou para o Estado. O prédio onde eu moro foi construído há mais de 30 anos e passa por constante manutenção, cujos valores são divididos pelos moradores (rateio).
… de pensar
Assim foi e assim será com a Ponte Hercílio Luz, caso queiramos o monumento inteiro, pronto para voltar à sua finalidade prática. E, se for substituída por uma nova ponte, como preferem os de raciocínio curto, isso também requereria investimentos constantes. Quem pagaria a conta de uma nova ponte? A sociedade, da mesma forma que paga a reforma da Hercílio Luz.