21 set Senac realiza na Fenaostra oficinas gastronômicas do Projeto Saberes e Sabores de SC
Um dos integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia, o SENAC promoveu doze workshops ensinando a elaboração de pratos típicos de Santa Catarina durante a Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, de 16 a 20 de setembro, no Centrosul.
As receitas escolhidas para estas oficinas foram elencadas pelo projeto Saberes e Sabores de SC, ligado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, após pesquisa que revelou os pratos mais expressivos da culinária catarinense, divididos em três segmentos: culinária do litoral, do interior e contemporânea.
O Projeto Saberes e Sabores também realizou oficina no CEART/Udesc com 75 participantes (designer, ceramistas, rendeiras, gastrônomos) que criaram colaborativamente utensílios para apresentar estes pratos considerados os mais expressivos da gastronomia catarinense. O design destes utensílios foi exposto em vídeo durante a 16ª Fenaostra.
Oficinas Realizadas
Sequência de Camarão: Chef Senac Felipe Figueiredo
Tainha Recheada: Chef Senac Felipe Figueiredo
Anchova Grelhada: Chef Senac Felipe Figueiredo
Marreco Recheado: Chef Senac Renata Tremea
Entrevero: Chef Senac Renata Tremea
Risoto de Frutos do Mar: Chef Senac Júlia Souza
Ostra: Chef Senac Arnaldo Toro
Casquinha de Siri e Camarão: Chef Senac Júlia Souza
Peixe frito com pirão: Chef Senac Arnaldo Toro
Sushi: Chef Senac Arnaldo Toro
Galinha Ensopada: Chef Senac Henrique Cortat
Polvo crocante: Chef Senac Henrique Cortat
Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia
A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).
O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).