01 set Revitalização de espaços públicos em destaque na FloripAmanhã
Nesta terça-feira (01/09), a FloripAmanhã reuniu dois especialistas em espaços públicos de Florianópolis para a criação do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente. Salomão Matos Sobrinho e Orestes Melo serão os responsáveis por esta iniciativa que pretende ampliar os esforços da Associação de desenvolver parcerias público-privada para dar nova vida a praças e espaços públicos da capital catarinense.
“Começamos a montar um grupo, que ainda terá novos membros e vai criar o seu plano de ação. A FloripAmanhã já trabalhava pela adoção de praças, mas agora temos o reforço de duas pessoas que conhecem muito bem a cidade e as possibilidades de revitalização”, conta a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. O professor Salomão destaca que inicialmente o foco continua a adoção de praças, mas que o Grupo vai ampliar o escopo de ação para englobar a revitalização de espaços públicos de forma mais completa e integrada ao meio ambiente.
O Programa Adote uma Praça foi lançado em 2007 através de parceria com a Floram com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores – premissas visíveis na Praça Celso Ramos, Praça XV de novembro, Largo da Alfândega, entre outras. Dos 208 espaços públicos existentes em Florianópolis, mais de 100 já foram adotados através do “Adote uma Praça”, representando economia para o poder público e benefícios para a população.
Praça Santos Dumont
Muito importante para a comunidade do seu entorno, a Praça Santos Dumont, na Trindade, perto da UFSC está no foco do GT de Revitalização de Áreas Públicas e Meio Ambiente, que trabalha através de uma “Parceria Pública-Privada-Comunitária” para viabilizar a construção de uma nova Praça no espaço. Em reunião no dia 12/08, com Salomão Matos Sobrinho representando a FloripAmanhã, foi apresentado o projeto desenvolvido para a nova praça. A Prefeitura está orçando a execução do projeto, que deve ficar em torno de três milhões de reais. Após a finalização do orçamento as entidades vão buscar parceiros para realizar a obra, que também deve contar com a participação da prefeitura municipal.
A Parceria Pública-Privada-Comunitária foi formada a partir do Movimento Pró-Revitalização da Praça da Trindade e Entorno. Esta parceria contou com a participação mais efetiva da FloripAmanhã, AMBaTri, Conseg, Projeto de Extensão do Deptº de Arquitetura da UFSC, GPinheiro, CDL Florianópolis, PM SC, milanikleinarquitetura (que deu melhor forma e final aos projetos) e Prefeitura Municipal de Florianópolis (Floram, Comcap, SMO).