11 set PMF lança projeto Centro Sapiens na segunda-feira
Anunciado em julho pelo prefeito Cesar Souza Junior, durante a apresentação do programa ‘Florianópolis Enfrentando a Crise’, o projeto Centro Sapiens será lançado na próxima segunda-feira (14), às 14 horas, no Museu da Escola Catarinense. A iniciativa da Prefeitura busca a revitalização da parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, por meio de conceitos que irão motivar a instalação de start-ups de jovens empreendedores no espaço.
“A Prefeitura de Florianópolis dará uma nova cara a região. A vinda destes jovens empreendedores para o local atrairá melhorias e investimentos no Centro Histórico, que já está mais repaginado com a reforma do Mercado Público e, também, com a futura instalação do Museu da Cidade, no espaço onde era a Casa de Câmara e Cadeia”, disse o prefeito.
O Centro Histórico será um polo de inovação voltado ao turismo, gastronomia, arte, design e tecnologia. Segundo José Eduardo Fiates, diretor-executivo do Sapiens Parque, serão desenvolvidos programas de empreendedorismo e de inovação na área de economia criativa, em parceria com diversas entidades privadas e governamentais.
“Será um bairro inovador, que buscará atrair empreendimentos criativos de design, turismo, gastronomia, artes, moda e tecnologia”, informou.
Uma das propostas da iniciativa é que a Celesc refaça a instalação do cabeamento de energia da área de modo subterrâneo. Outra medida será oferecer a isenção de taxas às empresas que investirem em tecnologia, até que elas se firmem no mercado.
Entre os parceiros do Centro Sapiens, estão o Sapiens Parque, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Obras.
Além do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, participam a Certi, a CDL Florianópolis, o Sebrae-SC, a Udesc, SCMC, a Fecomércio, o FloripAmanhã, Acate, Santacine e Fortur.
Todos os parceiros enxergam no projeto uma enorme oportunidade para agregar valor aos negócios, comércio e empreendimentos já existentes na área, por meio de um programa planejado e estruturado de valorização da região com o aquecimento da atividade econômica baseada na inovação.
Serviço
O quê: Lançamento Centro Sapiens
Quando: segunda-feira (14)
Onde: Museu da Escola Catarinense, rua Saldanha Marinho, 196 – Centro
Horário: 14h
(Prefeitura de Florianópolis, 10/09/2015)