28 set FCDL/SC lança Recicla CDL na Escola com recorde de participantes
Quinta edição do concurso literário desafia crianças a escrever sobre como preservar o planeta e envolve cerca de 120 mil alunos.
‘Se você tivesse superpoderes, o que faria pela preservação do planeta?’, esse é o tema da quinta edição do Recicla CDL na Escola, que em 2015 tem números recordes – envolve 129 câmaras de dirigentes lojistas de todo o estado, quase 120 mil alunos e 688 escolas sob organização da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). O programa é um concurso literário, com duas modalidades – desenho e redação – e estimula os estudantes de todo o estado a refletirem sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente.
Ivan Tauffer, presidente da Federação, diz que a iniciativa reforça um dos princípios da entidade. “Uma das nossas finalidades é desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente. O Recicla CDL na Escola é um grande aliado para promover essa conscientização, pois além de mobilizar os alunos, alcançamos familiares e professores”, ressalta. Para ele, “os estudantes são estimulados a desenvolver a criatividade, colocando no papel as percepções sobre o mundo em que vivemos e o que desejamos encontrar nas próximas décadas”.
O concurso quer, ainda, mostrar que é necessário mudar as atitudes e desenvolver uma consciência ética e participativa dos indivíduos. Participam estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) regularmente matriculados nas escolas públicas municipais de Santa Catarina, inscritas previamente no programa.
Liga sustentável- Este ano, o concurso ganha um reforço mais do que especial: a Liga Sustentável, um grupo de super-heróis que lutam pela preservação do planeta e nasceram exclusivamente para promover o projeto. A turminha é formada por cinco integrantes: Menina Metálica, Power Plástico, Paper Boy, Garoto de Vidro e Papão. O grupo deverá crescer nas próximas edições, com novos personagens.
Além da reformulação visual da papelaria do concurso (ficha de inscrição, folha de redação e envelope) e do material de divulgação tradicional como cartazes, por exemplo, a campanha inova com peças exclusivas para as crianças como uma cartela de adesivos com os integrantes da Liga. Destaque para o primeiro episódio, uma animação de aproximadamente 3 min e um game aplicativo para tablets e celulares. Ao final do concurso, também serão distribuídos calendários com os 12 melhores desenhos.