Socióloga aborda em livro ocupação da Praia dos Ingleses

Socióloga aborda em livro ocupação da Praia dos Ingleses

As belezas naturais da Ilha de Santa Catarina posicionaram Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do país, mas, com o turismo de massa, sucederam fortes impactos sociais e culturais, especialmente nas últimas três décadas. No livro Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina, (PalavraCom Editora) a socióloga Adriane Nopes faz um minucioso estudo sobre os efeitos do turismo de massa, a hibridação cultural e o crescimento desordenado daquela comunidade do norte da Ilha, que, até o início dos anos 1970, ainda vivia da pesca artesanal e da agricultura de subsistência, além de manter hábitos e costumes seculares.

Residente na Praia dos Ingleses há 30 anos, a autora é graduada em Ciências Sociais pela UFSC, onde também pós graduou-se doutora e mestre em Sociologia Política. Sem emitir juízos de valor e com consistentes referenciais teóricos, Adriane Nopes mostra, a partir do relato de seus entrevistados, a intensa perda da identidade cultural e as muitas melhorias ocorridas na comunidade a partir do turismo – energia elétrica, pavimentação de ruas, transporte coletivo, comércio etc.

E contextualiza as mudanças e seus contrastes em uma interessante teia entre os conceitos de ‘moderno’ e ‘tradicional’. “É que veio esta enxurrada tão rápida que apagou estas histórias e a comunidade em si”, sintetizou um de seus interlocutores, acerca das mudanças percebidas. Responsável pelo prefácio, a professora Dra. Elizabeth Farias da Silva (UFSC), recorreu ao poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz para lembrar que “se a memória se dissolve, o homem se dissolve”.

“No decorrer desta pesquisa procurei evidenciar como o processo de modernização na Praia dos Ingleses cria e recria novas formas de organização social”, descreve Adriane Nopes, que também é professora do Centro Universitário Estácio de Sá, em São José (SC). “Obviamente não é uma obra acabada. Além disso, construir e reconstruir o passado é uma arte coletiva que torna possível conhecer um quadro de mudanças, suas continuidades e descontinuidades”, conclui.

Ficha Técnica

Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses – Ilha de Santa Catarina

Adriane Nopes

PalavraCom Editora

254 páginas

Patrocínio Lei Municipal de Incentivo à Cultura/ Prefeitura Municipal de Florianópolis

Apoio Cultural Costão do Santinho Resort

 

Lançamento

Casa da Memória

24 de agosto, segunda-feira

18h30

Rua Padre Miguelinho 58, centro (esq. Rua Anita Garibaldi)

Florianópolis – SC

 

Lançamento

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

29 de agosto, sábado

18h

Rua Intendente João Nunes Vieira, s/nº, Ingleses

Florianópolis – SC