24 ago Se Liga na Rede supera marca de 40 mil ações
O relatório divulgado em 20 de agosto mostrou que entre inspeções e visitas as equipes do programa Floripa Se Liga na Rede já realizaram mais de 40 mil ações, considerando-se as prumadas inspecionadas nos imóveis residenciais ou comerciais nas regiões Norte e Leste da Ilha. Em números exatos, foram inspecionados ou visitados 26.169 imóveis, que corresponderam às 40.892 ações entre outubro de 2013 e agosto de 2015.
Dentro das inspeções realizadas integralmente, o percentual de imóveis que se encontram com ligações prediais com inadequações no sistema de esgotamento sanitário e ou pluvial chegou a 50,4%. Ponta das Canas foi o bairro com o maior percentual de irregularidades (68,4%), seguido de Ingleses (64,7%) e Cachoeira do Bom Jesus (60,6%), enquanto a Costa da Lagoa registra o maior número de ligações regulares (63,2%).
Em seis das sete localidades que integram esta primeira etapa do Programa (Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Costa da Lagoa, Ingleses, Lagoa da Conceição e Ponta das Canas), a irregularidade mais encontrada foi a ausência da caixa de gordura. Em Ingleses, entretanto, a inadequação mais constante foi a não conexão à rede de esgotamento sanitário: as equipes de inspeção encontraram 643 unidades nesta situação.
De uma forma geral, os percentuais de irregularidades vêm caindo a cada medição, e de acordo com o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, isso mostra a eficácia do programa, resultado da fiscalização e da conscientização dos proprietários dos imóveis vistoriados. “Em alguns casos os proprietários desconheciam a existência de irregularidades, e assim que foram informados ou notificados, demonstraram a preocupação em promover a regularização.
Em março, o percentual de imóveis regularizados após reinspeção era de 1,5%; em maio, 1,8% e agora, em agosto, verificamos 2,7% de adequações após o retorno das equipes”, disse. Zancanaro destacou que o Floripa Se Liga na Rede deve ser um trabalho contínuo para que os resultados sejam efetivos.
A segunda etapa do programa, formalizada pelo convênio assinado pela Prefeitura Municipal e pela Casan no fim de junho, prevê o investimentos de R$ 1,2 milhão por ano, ao longo de quatro anos, com a proposta de promover inspeções nas regiões central e continental atendidas por rede de esgoto. Na ocasião, o prefeito Cesar Souza Junior afirmou que os recursos investidos no Floripa Se Liga na Rede correspondem às verbas mais bem investidas no sentido de promover a qualidade ambiental da Capital.
Graças às readequações desta primeira etapa, as ações podem prosseguir até 31 de dezembro.
Ação
Nesta sexta-feira (21), o secretário Zancanaro acompanhou inspeção em uma residência na Lagoa da Conceição. As ligações da residência de Roberto Isaque e Dulcineia Garcez estavam regulares, e a ação foi acompanhada por uma equipe de TV, que fazia uma matéria sobre a importância da regularização das ligações de água pluvial e esgotamento em Florianópolis. “Quanto mais divulgarmos as ações do Programa e seus resultados, mais pessoas irão se conscientizar sobre a importância da regularização das instalações.”, disse o secretário de Habitação.
“Fazemos sempre tudo certinho para ajudar o meio ambiente. Cada um dá o melhor que pode, e gostamos de fazer tudo correto”, explicou Roberto. “Estão de parabéns o sr. Roberto e a dona Dulcineia, que com suas instalações dentro das normas estão contribuindo para a melhor qualidade do saneamento em Florianópolis”, completou o secretário Zancanaro.
(Prefeitura de Florianópolis, 21/08/2015)