Ordem de serviço para acesso do aeroporto Hercílio Luz será assinada hoje

Ordem de serviço para acesso do aeroporto Hercílio Luz será assinada hoje

O governo do Estado assina hoje a ordem de serviço para retomar as obras da duplicação da rodovia no novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. A nova empresa contratada é a empreiteira PLM – Construção e Comércio Ltda., que dará continuidade ao projeto já iniciado pela construtora Espaço Aberto, cujo contrato foi rescindido.

A previsão de entrega da obra, que está há cinco meses parada, era em março deste ano. Após a rescisão contratual, o Deinfra teve que redividir a área dos trabalhos em quatro lotes. A ordem de serviço que será assinada é para o Lote 01A, que compreende o trecho de 3,5 quilômetros no bairro Carianos, entre o Trevo da Seta (ligação com a SC-405) e o Estádio da Ressacada. As demais continuam em fase de licitação

O custo da obra do lote 01A é de R$ 23,1 milhões, com prazo de 720 dias para entrega. Os trabalhos serão de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares, interferências com serviços públicos, obras de iluminação e de fundação de aterros.

TRAÇADO FOI DIVIDIDO

O projeto foi fatiado para que o impasse com a autorização ambiental do quarto lote, que se estende desde 2013, não atrasasse o restante da obra. O Deinfra ainda aguarda posicionamento do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e autorização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) para lançar a licitação do último lote, que passa em solo da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé.

Estarão presentes na assinatura o governador Raimundo Colombo e o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini.

Além de novo acesso, o aeroporto também deve ter nova administração. Onze empresas concorrem pela realização de estudos de viabilidade técnica e econômica, incluído no pacote de concessões à iniciativa privada.

( DC, 13/08/2015)